O que é
O bócio se caracteriza pelo aumento do volume da glândula tireoide, resultando, às vezes, em um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ser que seja visível e até palpável. Esse sinal alerta para uma alteração que deve ser investigada, pois pode estar associada a diversas doenças, como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e, até mesmo, o câncer de tireoide.
Em casos extremos pode ocorrer dificuldade para engolir e para respirar.
Pode se manifestar como bócio difuso (quando a tireoide aumenta como um todo), bócio uninodular (quando apresenta uma única área delimitada aumentada) ou bócio multinodular (com múltiplas áreas delimitadas de aumento separadas entre si).
A presença de nódulos é mais comum em mulheres do que em homens, porém, quando ocorrem em homens há um maior potencial de agressividade.
Diagnóstico
Exame físico é realizado pelo médico especialista com a palpação de todo o pescoço.
Confira alguns exames:
Ultrassom da Tireoide e do Pescoço.
Doppler da Tireoide.
Mensuração do Índice de Resistividade dos nódulos.
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) dos nódulos suspeitos.
Os exames têm o objetivo de avaliar a presença de nódulos tireoidianos e do pescoço, identificando características que orientam o especialista na busca pelo diagnóstico, inclusive avaliando a probabilidade de malignidade.
Tratamento
Quando descoberta a existência do bócio, deve ser realizada uma investigação criteriosa para avaliar a necessidade ou não de um procedimento cirúrgico (câncer, compressão das vias aéreas etc.).
Quando indicada, a cirurgia deve visar à retirada de todo tecido doente e a preservação de tecidos sadios e essenciais, como o “nervo da voz” (nervo laríngeo recorrente) e as glândulas paratireoides (que regulam o metabolismo do cálcio no corpo humano).
Para esclarecimentos e informações complementares frente às particularidades de cada caso, procure um médico especialista da sua confiança.
Dr. Rubens Kenji Aisawa
Saiba mais sobre Cirurgia da Tireoide, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Tipos de Câncer da Tireoide.